CIÊNCIA MUNDO

‘Mensageiro do Apocalipse’ é avistado na costa da Califórnia

Mergulhadores encontraram um peixe-remo extremamente raro, considerado em algumas culturas como prenuncio de catástrofes iminentes. O animal já estava morto no momento do encontro e media cerca de três metros de comprimento.

Na costa sul da Califórnia, um feito raro ocorreu no último sábado, quando os mergulhadores localizaram um peixe-remo, mais conhecido em algumas regiões como o 'peixe do juízo final'. Este rótulo deve-se à crença de que sua aparição é um sinal de desastres iminentes.

A Universidade da Califórnia, em San Diego, por meio da Scripps Institution of Oceanography, afirmou que este foi um dos menos de duas dúzias de peixes de tal espécie avistados no estado ao longo dos últimos 120 anos.

Este peixe possui um corpo longo e prateado, podendo chegar a nove metros de comprimento. Possui também olhos grandes e espinhos vermelhos em formato de coroa. Comumente encontrado nas profundezas do oceano, o 'peixe do juízo final' geralmente se reproduz em áreas ainda não amplamente exploradas pelos cientistas.

O peixe estava já sem vida perto da praia de La Jolla Cove Beach. A aparição da espécie perto da superfície ocorre normalmente quando estão doentes, à beira da morte ou desorientados. Segundo o Instituto Scripps, somente 20 exemplares foram avistados na Califórnia desde 1901.

Cientistas planejam executar uma necropsia para identificar a causa da morte do animal. Após o procedimento, os restos serão expostos na coleção de Vertebrados Marinhos de Scripps. Curiosamente, 20 destes 'mensageiros do apocalipse' foram observados nas costas do Japão antes do devastador terremoto ocorrido em 2011.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.