BRASIL EDUCAÇÃO

Mulheres tomam a frente na briga por vagas no Enem dos Concursos

O exame, originalmente agendado para maio, teve sua data remarcada devido às inundações que atingiram o Rio Grande do Sul.

Mais de dois milhões de aspirantes estarão prestando o Enem dos Concursos neste domingo (18). O exame, que inicialmente seria realizado em maio, teve de ser adiado devido às enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul.

A mudança súbita permitiu aos estudantes um prazo extra de três meses para focar nos estudos. Atendendo aos pedidos dos alunos, uma instituição preparatória de São Paulo abriu vagas para um curso de revisão focado no conteúdo do Enem dos Concursos.

Para a aluna Ângela Gonçalves, que já se dedica aos estudos há mais de um ano, o dia 18 será o grande teste. Já para Vânia Lúcia dos Santos Moreno, auxiliar administrativa, a oportunidade representa a chance de alcançar uma vida mais estável.

O Enem dos Concursos registrou mais de 2 milhões de inscrições, para a disputa de 6.640 vagas distribuídas entre 21 entidades governamentais. Mais de 415 mil candidatos utilizaram o sistema de cotas raciais, que reserva 20% das vagas para negros e 30% para indígenas - restritas somente às carreiras oferecidas pela Funai. As pessoas com deficiência possuem o direito de concorrer a 5% das vagas disponíveis. As vagas disponibilizadas são para profissionais de nível médio e superior, com salários variando de R$ 4 mil a quase R$ 23 mil.

Curiosamente, mais da metade dos inscritos no Concurso Nacional Unificado são mulheres, que vêm tentando se consolidar no setor público federal, atualmente composto majoritariamente por homens. Segundo especialistas em diversidade profissional, a redução da desigualdade no setor público poderia trazer benefícios para toda a sociedade.

Uma das candidatas, assistente social, se casou aos 15 anos, foi mãe aos 19 e teve sua formatura aos 35 anos. Sendo a primeira mulher de sua família a obter um diploma universitário, agora, perto dos 50 anos, ela busca mais um marco em sua trajetória.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.