A PepsiCo, conhecida como um gigante no setor de alimentos e bebidas dos Estados Unidos, vai inaugurar hoje seu hub de inovação global PepsiCo Labs aqui no Brasil. A escolha se deu pelo fato de nosso país estar entre os dez principais mercados da empresa, fazendo dele um lugar estratégico para liderar o projeto na América Latina.
A finalidade deste hub é acelerar a inovação das startups brasileiras, valendo-se da infraestrutura disponibilizada pela PepsiCo, para que possam ter suas ideias projetadas globalmente. O lançamento será realizado ainda hoje durante o Rio Innovation Week, um evento dedicado à tecnologia e à inovação, ocorrendo no Píer Mauá. O propósito deste hub é conectar a demanda de inovação da empresa com o que vem sendo produzido por startups, universidades, centros de pesquisa e empresas de tecnologia.
Apesar da PepsiCo Labs não revelar a quantia investida neste projeto, é importante ressaltar que a rede foi criada nos Estados Unidos em 2018 e já tem mais de 100 projetos-piloto em cerca de 70 países. Carolina Sevciuc, diretora sênior de Estratégia e Transformação da PepsiCo no Brasil, discorre que a escolha do Brasil justificou-se por uma somatória de fatores. Além de ser o segundo maior mercado da empresa na região, possui um ecossistema de inovação forte com 14 mil startups, conforme informa a Associação Brasileira de Startups (Abstartups).
Quatro startups brasileiras já foram escolhidas para fazer parte do PepsiCo Labs. As selecionadas foram Pie Force, que usa inteligência artificial para modernizar inspeções visuais; Spectral Solutions, com soluções de software para a indústria 4.0; E-aware, com tecnologias para a cadeia do agronegócio; e a Checklist Fácil, com software de gestão de processos. As empresas foram escolhidas através de um processo de scouting (procura ativa de startups) baseado em pitches (apresentação rápida de uma ideia de negócio a um público interessado).
Após esta seleção, as startups passarão por um período de imersão na rotina da PepsiCo a partir de setembro e iniciarão a execução dos projetos-piloto. Serão seis meses de projeto, desde a imersão até a implementação final. As ideias que tiverem um bom desempenho e que se mostrarem escaláveis poderão atingir o mercado global. A PepsiCo, proprietária de marcas de batatas como Lay’s e Ruffles, tem por objetivo otimizar as produções agrícolas e reduzir o desperdício. No futuro, espera-se expandir o projeto para outros países da América Latina, como México, Colômbia, Argentina e Chile.
Deixe um Comentário!