Conforme relatado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira (6), registramos cerca de 40 atletas que testaram positivo para Covid-19 nos Jogos Olímpicos de Paris, refletindo o aumento mundial de casos do vírus.
'Não é surpresa vermos atletas infectados, dado que o vírus está bastante disseminado em muitos países', disse a epidemiologista Maria Van Kerkhove, diretora da unidade de prevenção e preparação para pandemias da OMS, em entrevista coletiva em Genebra.
Van Kerkhove informou que o Comitê Olímpico, com o apoio da OMS, 'analisou as estratégias a serem adotadas' em grandes eventos como os Jogos e tomou 'medidas apropriadas'. Porém, a especialista enfatizou que o vírus ainda está 'muito presente' em todo o mundo.
Um sistema de vigilância da OMS, que opera em 84 países, revelou que o percentual de casos positivos aumentou nas últimas semanas. 'Esse aumento já levou a um crescimento no número de hospitalizações e mortes em vários países', alertou Van Kerkhove. 'Globalmente, a taxa de testes positivos é superior a 10%, mas varia bastante entre as regiões'.
De acordo com a especialista, estudos em águas residuais sugerem que a circulação do vírus é 'de 2 a 20 vezes maior' do que os relatos de casos, reforçando a importância de testar e se vacinar.
Deixe um Comentário!