BRASIL DESTAQUES LULA POLÍTICA

PT já traça estratégias para as próximas eleições de 2026, segundo Humberto Costa

'Nós não estamos estabelecendo nenhuma meta, mas vamos fazer um número significativamente maior de prefeituras que em 2020', afirmou em entrevista ao Correio

O Partido dos Trabalhadores está apostando em alguns municípios para a disputa eleitoral deste ano, mas decidiu não encabeçar em dois locais principais: Rio de Janeiro e São Paulo. No Rio, o prefeito Eduardo Paes (PSD) busca a reeleição dentro do seu partido, depois de receber propostas do partido de Lula. Seu principal adversário é o deputado bolsonarista Alexandre Ramagem (PL). Em São Paulo, o deputado Guilherme Boulos (PSol) busca concorrer com a candidatura de reeleição de Ricardo Nunes (MDB), com o apoio de Marta Suplicy, uma figura histórica do PT.

Humberto Costa (PT-PE), senador e coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT, acredita na chance do partido de expandir sua influência nos estados, principalmente na região Nordeste. Ele minimizou a possibilidade de uma nova polarização entre Lula e Jair Bolsonaro. Ele disse acreditar em resultados positivos que podem mudar o cenário eleitoral para 2026.

'Em muitos lugares, o PT pode não ganhar, mas pode ter um desempenho eleitoral importante e, com isso, criar novos quadros, fortalecer nomes que podem ser fortes para a disputa de 2026 para a Câmara e para o Senado, para os governos estaduais. Por outro lado, a eleição municipal será um espaço para discutir o próprio governo Lula e acho que será um momento importante para falar sobre o que o governo federal está fazendo', observou Humberto.

Em relação ao Nordeste, que é um eleitorado importante para o PT, Costa informou que o partido tem candidatos em Aracaju, João Pessoa, Fortaleza, Natal e Teresina e está apostando em bons resultados. Os estados eles são vistos como uma base forte de apoio para o partido e ao presidente Lula.

'Na Bahia, vamos disputar municípios importantes. Na capital, fizemos um acordo político com o MDB, mas vamos disputar eleições em importantes cidades de médio porte', disse acrescentando que o PT também tem candidaturas em Camaçari, em Vitória da Conquista, Feira de Santana, entre outras cidades.

As estratégias do partido para as eleições municipais estão voltadas para a expansão e fortalecimento da influência do PT, mesmo nos locais onde o partido não é o favorito. O processo eleitoral municipal, segundo Costa, será uma oportunidade para discutir o atual governo de Lula e os impactos representados pelo PT em nível nacional e local.

Apesar das altas chances de repetição da polarização entre Lula e Bolsonaro, Costa acredita que os temas municipais irão predominar na maior parte das cidades. Porém, ele enfatiza que o partido está preparado para a polarização caso ocorra.

As principais apostas do partido estão nas cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte, Vitória, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.