BRASIL ECONOMIA TECNOLOGIA

Roberto Campos Neto declara: o futuro pertence à moeda digital

O Banco Central planeja implementar a moeda digital brasileira, Drex, até 2025

Em recente evento intitulado “Cadastro Positivo – 5 anos” realizado nesta quinta-feira (8.ago.2024), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou categoricamente que a moeda digital é o futuro.

Segundo Campos Neto, o plano é implementar a moeda digital do Brasil, conhecida como Drex, até meados de 2025. Ele explica que para os usuários, o Drex poderá ser convertido em títulos públicos que por sua vez poderão ser utilizados para garantia em negociações de crédito.

O presidente do Banco Central explicou: “A moeda que vai prevalecer é a digital. Se todo mundo tiver suas moedas interligadas no mesmo sistema e que tenha conversão imediata em tempo real com baixo custo, a moeda não faz muita diferença, não importa qual moeda vai prevalecer porque no final das contas nós vamos ter conversão imediata em várias moedas”.

Ainda segundo Campos Neto, o futuro se dará através da aplicação de inteligência artificial e da monetização de dados para aprimorar a qualidade de vida das pessoas. Ele afirmou que a IA poderá ser utilizada para otimizar o planejamento financeiro dos usuários.

Ele disse que as pessoas deveriam cobrar pelas informações pessoais que fornecem. Suas palavras foram: “As pessoas têm poupança em dinheiro, mas não têm poupança em dados. No mundo ideal, seus dados valem para as empresas. Você [usuário] deveria cobrar por eles”.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.