BRASIL FAKE NEWS POLÍTICA

TSE cria linha direta contra fake news nas eleições!

Número gratuito 1491 estará disponível no Brasil todo para que eleitores denunciem informações falsas nas eleições. Uma iniciativa louvável do TSE sob a liderança de Cármen Lúcia de combate à desinformação.

A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, revelou nesta terça-feira (06/08/2024), que o TSE está lançando o número de telefone 1491, gratuito, destinado a registros de denúncias sobre fake news no contexto eleitoral.

“Estamos disponibilizando esse número para que qualquer pessoa, em qualquer lugar do Brasil, possa denunciar gratuitamente qualquer informação que acredite precisar ser verificada pela Justiça Eleitoral”, afirmou a ministra.

O anúncio foi feito durante o lançamento da campanha “Jornalismo é confiável, fala a nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, uma parceria com 12 entidades jornalísticas.

Com essa linha direta, a Justiça Eleitoral se compromete a averiguar imediatamente qualquer possibilidade de desinformação.

Caso a denúncia seja confirmada, será encaminhada ao Ciedde (Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia). Dependendo da natureza da denúncia, esta poderá ser encaminhada à Polícia Federal, Ministério Público ou até mesmo a um tribunal regional para futura investigação.

Cármen Lúcia divulgou o número como uma das estratégias novas implantadas pelo TSE para aumentar a eficiência do Ciedde em relação à velocidade de resposta às notícias falsas. O Ciedde foi estabelecido em março deste ano para fortalecer as estratégias de combate à desinformação durante as eleições municipais de 2024.

No evento do TSE, foram lançados também dois playbooks, guias desenvolvidos pela Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas). Um é destinado aos eleitores, e outro dirigido aos jornalistas.

Este trabalho adota tom descontraído para discutir a problemática das fake news no espaço digital, incentivando a verificação dos fatos antes do compartilhamento de informações.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.