11.11 invade o Brasil: apps prometem cupons milionários e descontos de até 90%
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📅 11/11/2025

11.11 invade o Brasil: apps prometem cupons milionários e descontos de até 90%

Data importada da China vira marco de promoções no país: AliExpress relança compras em grupo, TikTok Shop aposta em lives, Mercado Livre injeta R$ 100 milhões em cupons e Shopee garante selo de "melhor preço do ano".

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Ronny Teles

Ronny Teles

Combatente pela democracia

Novembro deixou de ser conhecido apenas pela Black Friday. Com a diluição das ofertas, o 11 de novembro virou mais um marco do mês de promoções no Brasil.

A data do "11 do 11", importada do festival chinês que popularizou o Dia dos Solteiros como celebração do consumo para si mesmo, passou a aquecer as vendas no comércio eletrônico.

Num ano marcado pela estreia do TikTok Shop no país e pelas vendas locais da Temu, a concorrência aumentou e as plataformas intensificaram as campanhas. As ofertas não ficarão restritas aos grupos asiáticos.

O AliExpress relançou a ferramenta "Group Buy", criada há três anos, agora repaginada para oferecer experiência mais fluida no app. Usuários poderão convidar outros consumidores para formar um grupo.

Quando o número determinado de membros for atingido, todos os inscritos aproveitam o preço de compra em grupo, menor do que o de uma compra individual.

— "Nenhum outro marketplace oferece isso no Brasil. Os descontos vão até 90%" — afirma Briza Bueno, diretora do AliExpress Brasil.

A aposta em compras em grupo ocorre em meio ao fenômeno de grupos de WhatsApp criados por afiliados de marketplaces, que divulgam diariamente ofertas e cupons limitados.

Briza lembra a febre das compras coletivas da década passada, mas diz que a versão atual é outra.

— "Tínhamos a compra coletiva no passado, mas nunca dentro de um marketplace como agora" — diz ela, sem descartar tornar a iniciativa permanente no app do AliExpress caso seja bem-sucedida em novembro.

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Para hoje, o AliExpress programou transmissão ao vivo por 24 horas, frete grátis em produtos selecionados, cashback de até 20% em sites parceiros e descontos extras para novos e antigos clientes.

A plataforma ainda distribuirá um milhão de moedas virtuais, que viram desconto, e planeja estrear o "Marcas+", canal premium dedicado a marcas como Xiaomi e Lenovo.

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Em sua primeira Black Friday no país, o TikTok Shop dividiu a campanha em três fases, com descontos de até 30% (percentual pode ser maior a critério de cada lojista). Até o "11 do 11", há ofertas especiais; de 12 a 19, entram lives temáticas por categorias como beleza, moda e decoração.

— "Em cada dia, teremos uma grande 'live' com foco especial na plataforma e milhares de outras simultâneas para todos os gostos" — explica Gustavo Mondo, líder de Casa&Decoração do TikTok Shop no Brasil.

Na terceira etapa, os descontos se concentram nos dias 28, 29 e 30, e se encerram em 1º de dezembro, na Cyber Monday. O foco será em lives promocionais mais longas com grandes marcas.

O Mercado Livre colocou no ar o "11.11 da Black Friday" para incorporar de vez a data ao seu calendário e impulsionar a reta final de novembro.

A empresa vai investir R$ 100 milhões em cupons ao longo do mês, uma alta de 150% frente 2024, além de frete grátis a partir de R$ 19 e parcelamento em até 21 vezes para clientes do Mercado Pago.

As apostas se baseiam em pesquisa própria com mais de 42 mil respondentes: 76% consideram ter cupom fator decisivo ou muito importante para concluir a compra.

— "Teremos cupons todos os dias e uma página exclusiva para a Black Friday com as melhores ofertas de diversas categorias, com ênfase nas mais procuradas para a data, como Moda e Beleza, que chegaram ao top 5 das mais procuradas" — diz Diego Santos, Diretor de Marketplace do Mercado Livre.

Já a Shopee reforça a aposta em cupons. O "11 do 11" é a data mais importante do seu calendário, com a campanha de "maior liquida do ano", seguida da Black Friday.

No dia 11, a varejista promete dobrar o valor total de cupons em relação a 2024: serão R$ 20 milhões em cupons e produtos com selo de "melhor preço do ano", que garante o menor preço já registrado no aplicativo.

Na Black Friday, a empresa distribuirá R$ 16 milhões em cupons, incluindo tíquetes de R$ 200 em lojas oficiais.

— "Todos os meses os consumidores esperam pelas campanhas e demonstram engajamento com elas, especialmente para compra de itens de tíquete médio mais alto, como eletrônicos e móveis, além de itens para estocagem como higiene, lavanderia e suplemento" — conta Felipe Piringer, head de marketing da Shopee.

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Publicado em 11 de novembro de 2025 às 11:14

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