Alerta em AL: joia da arte sacra se deteriora; MPF entra em ação
Notícias
📅 06/11/2025

Alerta em AL: joia da arte sacra se deteriora; MPF entra em ação

O MPF abriu inquérito para apurar o abandono da Igreja de Nossa Senhora da Corrente, em Penedo (AL), patrimônio tombado pelo Iphan e sob risco de perder características originais.

Carregando anúncio...
Compartilhar:
Ronny Teles

Ronny Teles

Combatente pela democracia

O MPF abriu um inquérito, nesta semana, para investigar o abandono de uma das principais construções históricas do Nordeste, a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, em Penedo (AL).

A construção tombada pelo Iphan possui detalhes arquitetônicos do barroco, rococó e neoclássico, decorada com azulejos portugueses do Império e piso de cerâmica inglês.

O templo fica às margens do São Francisco e sua construção durou mais de 30 anos. "A Igreja Nossa Senhora da Corrente remete ao poder das famílias. Seu altar-mor é totalmente banhado a ouro e os azulejos que adornam as duas laterais em seu interior vieram de Portugal. A família também era abolicionista, e por tempos usaram a igreja para esconder escravos até que pudessem fugir", registra uma página da Prefeitura de Penedo.

Exemplo de um país que trata mal sua história, a igreja enfrenta um processo avançado de degradação. O caso foi registrado pelo Iphan num auto de infração que aponta "má conservação e risco iminente de perda de importantes características originais de elementos decorativos integrados".

8visualizações
Compartilhar:
Carregando anúncio...

Publicado em 6 de novembro de 2025 às 23:22

Notícias Relacionadas

Nenhuma notícia encontrada.