O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes se reúne nesta segunda-feira, 3, no Rio de Janeiro, com o governador fluminense Cláudio Castro (PL) e outras autoridades de segurança pública, dias após a megaoperação contra o Comando Vermelho.
O encontro ocorre no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, no bairro de Cidade Nova, zona sul da capital fluminense. O objetivo é avaliar como o estado está ou não cumprindo o que foi determinado no julgamento da ADPF das Favelas.
O relator original da ação era o ministro Edson Fachin. Com sua ida à presidência do STF, o caso foi redistribuído, e Moraes passou a ser o relator.
Participam da audiência a cúpula da segurança do Rio: o secretário estadual Victor Santos, o comandante da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, e o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Curi. A previsão é de que esta e as demais audiências ocorram a portas fechadas.
Após o encontro com o governador, marcado para as 11h, Moraes terá audiências com o presidente do TJ-RJ (13h30), com o procurador de Justiça do Rio (15h) e com o defensor público-geral (16h30).
No julgamento da ADPF das Favelas, concluído com um acordo, ficou decidido que o Rio elaboraria um plano para reduzir a letalidade policial. Na operação desta semana nos complexos da Penha e do Alemão, 121 pessoas morreram, entre elas quatro policiais.
