O ex-ministro do STF Luís Roberto Barroso publicou neste sábado uma foto ao lado do historiador e escritor israelense Yuval Noah Harari e disse que os dois "tiveram uma construtiva conversa" sobre inteligência artificial.
Barroso definiu Harari como "um dos grandes intelectuais globais da atualidade". O autor ficou conhecido por best-sellers como "Sapiens – Uma breve história da humanidade" e "21 Lições para o Século 21".
Nos últimos meses, Barroso participou de debates sobre os impactos da inteligência artificial na democracia e no sistema jurídico. Em setembro, afirmou que a disseminação de desinformação por meio de IA e deepfakes representa um desafio nas eleições de 2026.
"O dia que, com a massificação da desinformação pela inteligência artificial e o deepfake, a gente não puder mais acreditar no que vê e no que ouve, a liberdade de expressão vai ter perdido completamente o sentido", disse.
O tema também é recorrente nas falas de Harari, que alerta para os riscos de a tecnologia ser usada para manipular informações e concentrar poder nas mãos de poucos grupos.
Após 12 anos no Supremo, Barroso protocolou em 13 de outubro o pedido de aposentadoria antecipada e deixou o STF em 18 do mesmo mês.
