A organização da COP30, a Conferência do Clima da ONU, enviou um comunicado aos participantes do evento que começa na segunda-feira, 10, em Belém (PA), com orientações básicas de uso dos banheiros.
"Relembramos gentilmente a todos os participantes que não joguem papel higiênico ou produtos sanitários nos vasos sanitários do local da COP 30 ou em outros lugares em Belém. Por favor, utilize as lixeiras fornecidas para o descarte. Sua cooperação nos ajuda a manter instalações limpas e funcionais para o conforto de todos. Agradecemos o apoio e a compreensão."
Em vários países europeus, é comum descartar papel higiênico na privada após o uso. No Brasil, essa prática costuma causar entupimentos em boa parte dos sistemas.
Nos dias 6 e 7, durante a Cúpula dos Líderes, houve relatos de problemas de higiene nos banheiros da blue zone, área dos discursos e encontros entre autoridades, com falta de água em pias, descargas e mictórios em diferentes momentos.
Com a chegada massiva de estrangeiros a Belém, cresce a preocupação com uma possível "epidemia" de vasos sanitários entupidos na cidade.

