A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será neste domingo (9) nas 27 unidades da Federação, para mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados.
A tolerância para atrasos é zero: os portões fecham às 13h (horário de Brasília). Após o fechamento, o edital proíbe a entrada e o candidato é eliminado.
Saber o local de prova e planejar o deslocamento é tão importante quanto estudar. Perder o horário coloca todo o esforço do ano a perder.
O local de prova está no Cartão de Confirmação de Inscrição.
O documento é acessado exclusivamente na Página do Participante, no site do Inep.
No cartão, constam o número de inscrição, as datas e os horários das provas, além de informações sobre atendimento especializado e tratamento por nome social, quando solicitados e aprovados.
Há também a opção de língua estrangeira, a indicação sobre pedido de certificação do ensino médio e orientações gerais aos inscritos.
Embora não obrigatório, recomenda-se levar o cartão impresso nos dois dias de prova (9 e 16 de novembro) para evitar imprevistos.
Passo a passo para acessar e imprimir o Cartão de Confirmação:
1 - acesse a Página do Participante e selecione o botão "Página do Participante – Entrar com gov.br".
2 - em seguida, use o login único do Gov.Br e clique em "Continuar".
3 - já na Página do Participante, à esquerda da tela, clique em "Local de Prova".
4 - na sequência, clique no ícone em azul, apresentado pelo assistente virtual (Local de Prova).
5 - o sistema abrirá o Cartão de Confirmação de Inscrição.
Para imprimir, desça a página até o final e clique no botão "Imprimir".
Chegar com calma e antecedência ajuda a reduzir a ansiedade de última hora e melhora a concentração.
Muitos atrasos ocorrem por fatores externos: trânsito perto dos locais de prova, transporte público com horários reduzidos aos domingos e desconhecimento do trajeto.
Especialistas recomendam sair de casa com 2 a 3 horas de antecedência, conforme a distância. A coordenadora pedagógica Cintia Etsuko Yamashita destaca a importância do planejamento de rota.
"Programar que horas você vai chegar ao local, no dia da prova, é muito importante", avalia.
Use estes dias anteriores para conhecer o local, checar o tempo de deslocamento, rotas alternativas e diferentes modais até a unidade indicada no cartão.
Entre 11h e 13h, a demanda por carros de aplicativo costuma subir, o que pode causar demora para encontrar motorista e aumento de preços.
No Rio de Janeiro, a estudante Ana Carolina da Silva Gribbler, 18, do Colégio St. Georges (STG), fará o Enem pela primeira vez e disse estar mais familiarizada com o local após realocação para um endereço próximo de sua casa.
"Eu tinha caído em um lugar um pouquinho longe de onde eu moro. Depois, me realocaram. Com a mudança, agora, estou em frente à minha escola."
Mesmo sem ter entrado na unidade designada, ela afirma estar mais tranquila para focar na meta de cursar medicina. "Por estar mais perto, estou mais segura quanto ao meu local de prova e mais tranquila quanto ao horário também."
Algumas cidades anunciaram gratuidade ou reforço no transporte: metrô de Salvador e Lauro de Freitas (BA); aumento da frota de ônibus em Fortaleza; viagens de graça nos ônibus intermunicipais de sete cidades do ABC Paulista e no transporte municipal de Osasco; Passe Livre (ida e volta) em Campo Grande, entre outras.
Confirme os detalhes na sua cidade junto à prefeitura ou ao órgão de transporte, pois as regras de acesso podem variar.

