O aiatolá Ali Khamenei afirmou que a cooperação entre Irã e Estados Unidos não é possível enquanto Washington continuar a apoiar Israel.
Na 5ª feira (6.nov.2025), Donald Trump disse que está aberto a suspender as sanções norte-americanas contra o Irã.
"O Irã tem perguntado se as sanções poderiam ser suspensas. O Irã está sob sanções norte-americanas muito pesadas e isso dificulta muito que eles façam o que gostariam de fazer. Estou aberto a ouvir isso e veremos o que acontece, mas eu estaria aberto a essa possibilidade", disse Trump a jornalistas na Casa Branca.
Khamenei também declarou que qualquer aproximação é inviável enquanto os EUA mantiverem bases militares e interferirem no Oriente Médio.
Em seu 2º mandato, Trump retomou a campanha de "pressão máxima" contra o Irã, com esforços para impedir que Teerã desenvolva uma arma nuclear. Em junho, os EUA bombardearam instalações nucleares iranianas.
Antes de uma guerra de 12 dias entre Irã e Israel em junho, os dois países realizaram cinco rodadas de negociações nucleares. As conversas esbarraram no enriquecimento de urânio em solo iraniano, que potências ocidentais querem reduzir a zero para minimizar o risco de armas nucleares –um plano rejeitado por Teerã.

