A última noite da Data Fifa rendeu três novos classificados na Concacaf: Curaçao, Panamá e Haiti. Com a vaga, Curaçao se tornará o menor país a disputar a Copa do Mundo em 2026.
O recorde anterior era de Cabo Verde, com 4.033 km². Curaçao tem 444 km². Entre os que já disputaram a Copa, a Islândia, com 103.000 km², detinha a marca desde a estreia em 2018.
Na Concacaf, são três grupos finais: os líderes vão direto à Copa e os dois melhores segundos colocados seguem à repescagem mundial.
Para avançar, Curaçao precisava de um empate no confronto direto com a Jamaica, segunda colocada e um ponto atrás. A Jamaica sofreu com contra-ataques, cresceu no fim e chegou a ter um pênalti marcado, mas, após revisão no VAR, o árbitro voltou atrás. O 0 a 0 garantiu a classificação e fez História para os pouco mais de 100 mil habitantes da ilha.
Sem ir à Copa desde 1998, a Jamaica agora tentará a vaga na repescagem.
No grupo A, o Suriname, que liderava com nove pontos, viu a chance de ir ao Mundial se esvair ao ser dominado pela já eliminada Guatemala e perder por 3 a 0. Com a vitória do Panamá por 2 a 0 sobre El Salvador, os surinameses ficaram em segundo e irão à repescagem.
Honduras, que também era líder pelo saldo de gols, empatou sem gols com a Costa Rica e perdeu não apenas a vaga direta, mas também a possibilidade de repescagem. O Haiti, que estava em segundo, venceu a Nicarágua por 2 a 0 e foi a 11 pontos.
Na classificação geral, Honduras foi o pior segundo colocado, atrás de Jamaica e Suriname, e está fora da briga por um lugar no Mundial.
Na Europa, outras cinco seleções confirmaram presença: Espanha, Bélgica, Suíça, Áustria e Escócia. As repescagens europeias estão previstas para março de 2026.

