O Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro (COR-Rio) informa que o deslocamento de um sistema de baixa pressão próximo à costa da Região Sudeste e a passagem de uma frente fria vão intensificar os ventos na capital fluminense entre esta sexta-feira (7) e o domingo (9). Nesta sexta, a previsão é de ventos moderados a pontualmente fortes a partir da noite. No sábado (8), há expectativa de rajadas moderadas a fortes, principalmente durante a tarde. Na madrugada de domingo, ainda poderão ocorrer rajadas moderadas a ocasionalmente fortes.
Nesse período, as rajadas de vento poderão atingir intensidade entre 50 km/h e 100 km/h. O aviso meteorológico tem validade até as 6h de domingo.
A Marinha do Brasil informou que a chegada de um ciclone extratropical que se aproxima do litoral do Rio vai impactar as condições do mar e emitiu um aviso de ressaca para a orla. O fenômeno terá início na tarde de sábado e previsão de término na noite de domingo. As ondas podem atingir 3,5 metros de altura. Banhistas e embarcações de pequeno porte devem evitar o mar.
Diante das condições previstas, a Secretaria de Estado de Defesa Civil está de sobreaviso a partir desta noite, com o Gabinete Integrado de Gestão de Risco mobilizado para reforçar o monitoramento e a pronta resposta a possíveis ocorrências em diferentes regiões do estado.
O Gabinete de Gestão de Risco atua de forma integrada, reunindo setores estaduais de emergência e permitindo uma atuação coordenada em situações de risco. Durante o período de ativação, as equipes permanecem em estado de atenção e prontidão, garantindo suporte às ações municipais de Defesa Civil e fortalecendo a capacidade de resposta em casos de desastres naturais.
A iniciativa também fortalece o Grupo de Emergência de Apoio a Desastres (Gead), responsável por apoiar as operações em campo e pela articulação entre os órgãos envolvidos, com o objetivo de ampliar a eficiência do sistema estadual de gestão de risco e assegurar a implementação antecipada de medidas preventivas.
O monitoramento das condições meteorológicas e hidrológicas é realizado em parceria com o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ). As equipes seguem em acompanhamento contínuo, a fim de garantir a proteção da população e minimizar os impactos de possíveis eventos adversos.

