Vitória histórica no Critics Choice com desfeita no tapete vermelho
Notícias
📅 05/01/2026

Vitória histórica no Critics Choice com desfeita no tapete vermelho

O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho, vence Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards; troféu foi entregue no tapete vermelho e gerou críticas. Brasil também leva Melhor Fotografia com Adolpho Veloso.

Carregando anúncio...
Compartilhar:
Ronny Teles

Ronny Teles

Combatente pela democracia

O Agente Secreto, longa brasileiro dirigido por Kléber Mendonça Filho, foi eleito Melhor Filme Internacional na 31ª edição do Critics Choice Awards, anunciada na noite deste domingo 4, em Los Angeles.

Imagem da notícia

É a primeira vez que uma produção brasileira vence o evento, considerado um termômetro para o Oscar. Na próxima semana, o filme também pode ser escolhido na mesma categoria no Globo de Ouro.

Para levar o troféu, O Agente Secreto superou Foi Apenas um Acidente (Jafar Panahi), A Garota Canhota (Tsou Shih-Ching), A Única Saída (Park Chan-wook), Sirāt (Oliver Laxe) e Belén (Javier Juliá).

A cerimônia gerou incômodo: o prêmio a Kléber Mendonça Filho foi entregue no tapete vermelho, e não no palco, gesto visto como desprestígio às produções internacionais. Isso ocorre em algumas categorias por causa da duração do evento.

O diretor lamentou, mas celebrou a conquista: "Essa vitória faz parte de um movimento que começou em Cannes e agora temos a primeira premiação de 2026. Lamento muito que o prêmio tenha sido dado no tapete vermelho, mas enfim, foi dado. A gente está muito feliz com a repercussão internacional e no Brasil também", disse o brasileiro.

Já no fim da festa, Kléber Mendonça Filho e Wagner Moura subiram ao palco para entregar o prêmio de Melhor Filme ao grande vencedor da noite, Uma Batalha após a Outra, e agradeceram pelo troféu de O Agente Secreto.

Protagonista do longa, Wagner Moura concorria em duas categorias: Melhor Ator, por O Agente Secreto, e Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie, por Ladrões de Drogas. Os prêmios ficaram com Timothée Chalamet, por Marty Supreme, e Owen Cooper, pela série Adolescência, respectivamente.

O paulista Adolpho Veloso recebeu o prêmio de Melhor Fotografia no Critics Choice por Sonhos de Trem, produção da Netflix.

Com isso, o Brasil saiu da noite com dois troféus: o de Melhor Filme Internacional para O Agente Secreto e o de Melhor Fotografia para Adolpho Veloso.

36visualizações
Compartilhar:
Carregando anúncio...

Publicado em 5 de janeiro de 2026 às 13:16

Notícias Relacionadas

Nenhuma notícia encontrada.