LULA POLÍTICA SENADO STF

Estima-se que Flávio Dino receberá pelo menos 50 votos para indicação ao STF

O relator da indicação de Flávio Dino ao STF, senador Weverton Rocha, prevê um mínimo de 50 votos favoráveis no plenário do Senado, que exige ao menos 41 votos para aprovação.

Weverton Rocha (PDT-MA), relator da indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal, acredita que pelo menos 50 votos serão conquistados no plenário do Senado. A estimativa foi feita após uma reunião em Brasília com Dino, na terça-feira, dia 28. A sabatina e votação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado acontecerão no dia 13 de dezembro, e após isso a indicação será apresentada ao plenário.

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), vice-líder do governo Lula, confirmou que Dino já tem 50 votos a favor da sua nomeação para o STF. Outros governistas, em conversas reservadas, projetam um número de votos acima de 41, mas abaixo de 50. Entre a oposição, à exceção dos apoiadores mais fervorosos de Bolsonaro, não há grandes dúvidas sobre a vitória de Dino na CCJ e no plenário.

Essa expectativa se mantém mesmo depois do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, revelar que seu partido é contra a escolha de Lula. O PL tem uma bancada relevante, com 11 representantes, mesmo número do MDB. A maior bancada da Casa é a do PSD, com 14 membros.

O senador Otto Alencar (PSD-BA), que faz parte da CCJ, disse que não há dúvida de que Dino será aprovado, apesar do momento turbulento. 'Claro que a oposição fará o papel dela, uns com argumentos jurídicos, outros com contestações políticas. Mas nada que tire as condições dele', afirmou Alencar.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.