ECONOMIA MUNDO POLÍTICA

Ex-ministro de Macri, Luis Caputo é escolhido por Milei para Economia na Argentina

Caputo, que já presidiu o Banco Central e foi Ministro das Finanças durante o governo Macri, gerou críticas com sua escolha

O economista Luis Caputo, ex-ministro das Finanças e ex-presidente do Banco Central durante o governo de Maurício Macri, foi confirmado como ministro da Economia do novo governo argentino, sob o comando de Javier Milei. A confirmação veio após Milei retornar de sua primeira viagem como presidente eleito para os Estados Unidos, onde Caputo o acompanhou. No entanto, o anúncio oficial ainda não foi feito por sua equipe.

Caputo terá a difícil tarefa de resolver a terceira grande crise econômica da Argentina nas últimas quatro décadas, além de lidar com uma inflação de mais de 140%. Ele será o principal responsável por implementar o plano de dolarização prometido por Milei, que ainda não foi detalhado.

A inclusão de Caputo no novo gabinete gerou críticas internas e externas, haja vista que o grupo político de Macri, que foi derrotado nas urnas, estará no comando da área crucial do país. Milei vem enfrentando desafios para reconciliar os libertários e a centro-direita em seu gabinete e garantir a governabilidade.

Houve rumores de possíveis renúncias após o anúncio da nomeação de Caputo. Por exemplo, Emilio Ocampo, que havia sido anunciado como o responsável pela desativação do Banco Central, alegadamente declinou do cargo após a confirmação de Caputo. No entanto, até agora a desistência de Ocampo ainda não foi confirmada.

Também foram confirmados na equipe econômica o engenheiro Hora cio Marín, como diretor da petroleira estatal YPF, e o economista Osvaldo Giordano, como chefe da agência governamental que controla as aposentadorias e os assistência social, a Anses (Administración Nacional de Seguridad Social).

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.