CULTURA

Martinho da Vila é o autor homenageado na Festa Literária Internacional de Niterói; veja a programação

Eventos culturais gratuitos, como apresentações de teatro e hip hop, além de debates e lançamentos de livros, farão parte da festa que começa nesta sexta-feira (1).

A Festa Literária Internacional de Niterói (Flin) inicia nesta sexta-feira (1), inspirada na tão famosa Flip, que ocorreu semana passada em Paraty. A estreia do evento acontecerá no Reserva Cultural e tem como homenageado o escritor e músico, Martinho da Vila. A Fundação de Artes de Niterói (FAN) organizou a programação que traz palestras, debates, lançamentos de livros, saraus, além de teatro e música, tudo gratuitamente. Depois de seu discurso na abertura, Martinho vai dar um show, às 20h. O hip hop também ganhará espaço nas próximas noites com apresentações dos MCs Marechal e Oriente.

Animado com o evento e a homenagem, Martinho, que aos 85 anos publicou 15 livros desde sua primeira obra, o infantojuvenil 'Vamos brincar de política?', lançado em 1986, enfatiza a importância de eventos literários. 'Participar de uma festa literária é muito importante tanto para o escritor como para os demais participantes. Ser homenageado na terra de Araribóia, melhor ainda. Misturar a cultura é muito bom! É uma coisa que eu gosto muito de fazer, e hip hop é música. Viva a música!', declara.

O lema da Flin é 'Toda maneira de ler vale a pena', cujas atividades irão acontecer no espaço cultural de São Domingos. A agenda se estende das 13h às 22h na sexta-feira; e das 10h às 22h no sábado e domingo. Com dois palcos reservados para apresentações, saraus e debates sobre saberes ancestrais, a relação literária entre Brasil e Portugal, literatura oral, biografias e quadrinhos. A história de Niterói também será um dos tópicos do evento, que convidou escritores e artistas locais para participarem.

Fernando Brandão, presidente da FAN, enfatiza que o Flin é também uma comemoração dos 450 anos de Niterói e uma maneira de fortalecer o mercado local da leitura, pois oferecerá estandes para todas as editoras do município que se inscreveram no processo de chamada pública. Os visitantes mais jovens também terão programação exclusiva, com peças teatrais e cinema ao ar livre.

No domingo, às 10h, o último dia da Flin começará com a apresentação do Teatro Carolina Maria de Jesus. A mesa “O quinto elemento — 50 anos de hip hop” reunirá MC Marechal, Nelson Maca e Kamila CDD. “Saberes ancestrais” será o tema da mesa com Martinho da Vila, Zé Katimba, Luiz Ruffino e Renata Tupinambá. Às 20h, os MCs Marechal e Oriente fecham a festa, no palco principal. A programação completa pode ser encontrada no site culturaniteroi.com.br.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.