BRASIL LULA POLÍTICA STF

Possível saída de Dino pode resultar na reestruturação do ministério da Segurança Pública

Simone Tebet pode deixar o Planejamento para uma figura da equipe de Haddad

Com a saída provável de Flavio Dino do ministério da Justiça, surge a hipótese de criação de um novo ministério - o da Segurança Pública. O obstáculo para tal criação era a postura de Dino, que era pessoalmente contra essa proposta. Porém, com a necessidade do governo de renegociar com os partidos a recomposição do ministério, a reativação do ministério da Segurança Pública passa a ser viável, e inclusive uma opção interessante.

Simone Tebet é um dos nomes cotados para assumir a pasta da Justiça, o que sugere a criação do ministério da Segurança Pública. Tebet, que tem um bom desempenho no ministério do Planejamento, mas que se viu surpresa com a indicação para tal pasta por esperar algo na área social, pode não ter a experiência necessária para lidar com o delicado cenário atual do setor segurança pública.

O PT irá reivindicar uma dessas duas vagas abertas e Lula precisará atender ao partido, já que houve situações em que o partido foi prejudicado nas indicações para os ministérios. Portanto, pode ser que a Justiça seja mais adequada para Tebet. Além disso, Haddad pode desejar alocar um membro de sua equipe no Planejamento.

Já Dino, após sua saída do ministério, promete ser um ministro proativo e visível, sendo um dos ministros politicamente atuantes na condução dos trabalhos no STF. No entanto, possivelmente não estará alinhado com Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.