BRASIL DIREITO ECONOMIA

Mudança nas aposentadorias do INSS a partir de 2024: saiba se você pode se aposentar antes

A idade mínima para aposentadoria pelo INSS aumentará em seis meses em 2024. Mas é possível pleitear a aposentadoria antes em alguns casos, especialmente para quem iniciou a trajetória profissional cedo ou estava próximo da aposentadoria em 2019.

A Reforma da Previdência Social, sancionada em 2019, provoca o aumento de seis meses na idade mínima para a aposentadoria pelo INSS a cada começo de ano, começando em 2024. Isso significa que as mulheres precisarão ter pelo menos 58 anos e meio e os homens pelo menos 63 anos e meio para se aposentarem. No entanto, para os que começaram a trabalhar muito jovens ou estavam perto da aposentadoria em 2019, existe a possibilidade de se aposentar antes. As regras de transição da Reforma da Previdência garantem esse direito a quem já estava inserido no mercado de trabalho quando a reforma foi aprovada.

Existem até cinco regras de transição possíveis, e uma calculadora criada pelo GLOBO ajuda cada trabalhador a descobrir qual das regras pode ser mais vantajosa para seu caso, levando em conta seu ano de entrada no mercado de trabalho, idade atual e gênero. A ferramenta também prevê e compara os ganhos e o tempo esperado até a aposentadoria sob cada uma das modalidades possíveis, bem como as regras específicas para servidores públicos e professores, que diferem das regras gerais.

A pontuação leva em consideração o rendimento anual e a idade, começando com 86 pontos para mulheres e 96 pontos para homens em 2019. No entanto, as pontuações necessárias aumentam a cada ano e em 2024 as mulheres precisam de 91 pontos e os homens 101 pontos para se aposentarem. As pontuações consideram o tempo de contribuição e a idade do beneficiário.

A outra regra que sofrerá alterações em 2024 é a regra de idade mínima progressiva, que aumenta em seis meses a cada ano, tornando a idade mínima para aposentadoria em 58 anos e meio para as mulheres e 63 anos e meio para os homens em 2024, com aumentos anuais até 62 anos para as mulheres em 2031 e 65 anos para os homens em 2027.

Enquanto isso, aqueles que estavam a dois anos da aposentadoria em 2019 têm o direito de usar a regra do pedágio, que na prática exige que o trabalhador contribua 50% a mais do tempo que falta para se aposentar a partir da implementação da reforma. Portanto, há muitas alternativas para os trabalhadores escolherem quando pedirem a aposentadoria que mais lhes convém.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.