DIREITO MÍDIA MUNDO TECNOLOGIA

OpenAI e Microsoft enfrentam processo bilionário por parte do New York Times

A gigante do jornalismo dos Estados Unidos, New York Times, iniciou um processo contra a OpenAI, responsável pela inteligência artificial ChatGPT, e a Microsoft por violação de direitos autorais

O renomado jornal americano, The New York Times, decidiu levar a OpenAI, criadora da IA ChatGPT, e a Microsoft, que investiu aproximadamente 13 bilhões de dólares na OpenAI, à corte. O motivo da ação é a alegação de que milhões de artigos publicados pelo jornal foram utilizados sem permissão para treinar as ferramentas de inteligência artificial que agora compete com o Times na oferta de informações.

Essa é a primeira vez que um grande nome da mídia dos Estados Unidos processa uma empresa desenvolvedora de IA devido ao uso indevido de seu conteúdo. O Times está pedindo bilhões de dólares pelo dano, além de requerer a paralisação de ferramentas do gênero que utilizam o conteúdo do jornal, devidamente protegido por direitos autorais. Importante lembrar que o valor de mercado da OpenAI é de aproximadamente 80 bilhões de dólares, montante bem acima de qualquer jornal, mesmo daqueles que involuntariamente alimentam a tecnologia da empresa.

A ação, que foi registrada no Tribunal de Manhattan, pode servir como precendente em relação à convivência entre inteligência artificial e mídias textuais, visuais e audiovisuais. Isso vem sendo motivo de preocupação para jornalistas, artistas e outros produtores de conteúdo online. O Times, após meses de negociações frustradas entre representantes dos setores de tecnologia e comunicação para chegar a um acordo sobre o uso de conteúdos autorais, pede agora um julgamente com júri.

Segundo a ação do jornal americano, a prática de 'utilizar a valiosa propriedade intelectual de terceiros deste modo, sem pagar por isso, tem sido extremamente lucrativa para os réus'. O NYT enfatiza o grande esforço e custo envolvidos em suas operações, que incluem milhares de pessoas e custos milionários anualmente, esforço esse que, apesar do direito autoral de suas produções, tem beneficiado financeiramente as empresas acusadas no processo.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.