O Supremo Tribunal Federal (STF), liderado pelo presidente ministro Roberto Barroso, deu mais um passo na batalha contra a desinformação. Na quarta-feira, dia 6 de dezembro de 2023, acordos de cooperação foram assinados com a Fundação Biblioteca Nacional e um protocolo de intenções com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), integrando-os ao Programa de Combate à Desinformação da Corte.
A Capes buscará financiar e promover projetos de pesquisa relacionados à desinformação, de acordo com o ministro Barroso, o objetivo é qualificar profissionais para estudar a desinformação e encontrar a melhor maneira de regular as plataformas digitais, sem afetar a liberdade de expressão.
'A revolução digital democratizou o acesso ao conhecimento, à informação, ao espaço público, e isso foi um grande avanço. No entanto, esse progresso trouxe alguns subprodutos, como a desinformação, os discursos de ódio, as teorias da conspiração. Todas as instituições responsáveis em todo o país estão se esforçando para combater a desinformação', disse Barroso.
A presidente da Capes, Mercedes Maria da Cunha Bustamante, expressou que a desinformação causa impacto direto na ciência e na educação do país, além dos prejuízos causados pelo negacionismo científico, vistos principalmente durante a pandemia da covid-19. 'A Capes pode fornecer todo o seu know-how e o conjunto de pesquisadores e cientistas para levar a cabo políticas baseadas em provas e ao mesmo tempo dar suporte para que a desinformação seja também um tema de investigação relevante para o país,' falou.
A parceria com a Biblioteca Nacional permitirá a disseminação de conteúdos relacionados à comunicação, direitos fundamentais e segurança jurídica, democrática e humana. O presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, acredita que a instituição tem capacidade de combater as fake news, 'Esse combate acontece porque a instituição produz informação e meta-informação, recolhe, distribui, apresenta, resume, difunde, guarda e devolve à população', analisou. Lucchesi vê a parceria entre STF, ciência, tecnologia e cultura como um fortalecimento para a República e a democracia. Portal STF foi a fonte destas informações...
Deixe um Comentário!