BOLSONARISMO CULTURA DESTAQUES FAKE NEWS LULA

Zeca Baleiro processará Silas Malafaia por uso indevido de música em vídeo deturpado contra Lula

O refrão da música interpretada de forma distorcida pelo pastor bolsonarista Silas Malafaia faz na verdade críticas diretas a Bolsonaro. 'Ele alterou completamente o contexto', afirmou o cantor Zeca Baleiro.

O pastor Silas Malafaia, identificado como bolsonarista, compartilhou um vídeo adulterado no X, sucedâneo do Twitter, que utiliza uma música do ícones da MPB, o cantor e compositor Zeca Baleiro, para atacar o presidente Lula. O conteúdo dá a entender que Baleiro e outros artistas estão se opondo ao atual governo, porém, a música foi originalmente lançada em 2021, em oposição ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

'Esse pastor desonesto usou uma música minha, criada durante os anos da pandemia de Covid-19 e do governo Bolsonaro, para uma campanha em que diversos artistas pediam a impugnação desse cruel genocida. E ele descontextualizou totalmente, publicando como se eu a tivesse composto para o governo Lula', compartilhou Baleiro em entrevista a Mônica Bergamo, colunista do Folha de São Paulo.

O material compartilhado é uma deturpação do clipe original da música 'Desgoverno', fruto de uma parceria entre Zeca Baleiro e o poeta paraense Joãozinho Gomes. Na ocasião, ambos criticavam o então presidente Jair Bolsonaro. Malafaia, por sua vez, compartilhou a versão distorcida em 18 deste mês, usando a legenda: 'Artistas contra Lula? O refrão é muito interessante. Vejam.'

Zeca Baleiro reforça que é fundamental responsabilizar quem propaga desinformação. 'Precisamos por um fim na fábrica de fake news. Chegou a hora de esses mentirosos serem punidos', afirma o artista. Indagado pela Folha, Malafaia alega desconhecer a autoria da música e declara 'não ter compartilhado a versão manipulada com o propósito' de prejudicar Zeca Baleiro.

No vídeo difamatório compartilhado por Malafaia, foram incluídas imagens do presidente Lula acompanhadas de notícias falsas, que pretendem denegrir sua administração. O refrão da música diz: 'Um homem sem juízo e sem noção /Não pode governar esta nação'. Em outra parte, a canção trata das mortes decorrentes da Covid-19 e da escassez de vacinas no Brasil em 2021, dizendo: 'Morte, luto, tristeza, noite e dia/ É preciso calar a negação. Nós estamos em época sombria/ Mas no fim desse túnel há clarão'.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.