BBB CELEBRIDADES CULTURA

Gírias do BBB 24: Uso de ‘Psiu’, ‘Calabreso’, ‘Viado’, ‘Molinho’ Gera Polêmica

Polêmica paira sobre o Big Brother Brasil 24 por conta do uso de expressões e termos que são considerados regionais. Mas, até que ponto essas expressões são aceitáveis?

Qual é a linha que separa gíria de uma expressão ofensiva? Podemos rotular algo como politicamente incorreto e justificar seu uso como um 'dialeto regional'? O BBB 24 trouxe essas perguntas à tona entre os telespectadores nas redes sociais desde o início do programa. A mais nova polêmica linguística gira em torno do verbo 'tocar', que parece ser o assunto da vez entre os participantes.

A controvérsia começou quando Alane alegou que Juninho estava flertando com ela em uma festa, enquanto também mostrava interesse por Leidy Ellin. Em resposta, Juninho, um motoboy do Rio de Janeiro, disse a Alane: 'Abaixa a bola. Eu sou solteiro. Se eu quiser tocar você, eu toco. Tocar é desenrolar'. Beatriz interviu dizendo: 'Toca em mim para você ver', ao qual Juninho respondeu: 'Você nem sabe gíria do Rio de Janeiro, tocar é chegar na mina e desenrolar'.

Além do termo 'tocar', outras palavras têm causado erupções no BBB 24. Durante uma discussão com Lucas Henrique, Davi gritou: 'Calma, calabreso!', o que gerou acusações de gordofobia e provocou a ira de MC Bin Laden. Contudo, o termo 'calabreso' é um meme popularizado pelo comediante Toninho Tornado.

Durante uma discussão com Davi, Yasmin Brunet expressou descontentamento quando ouviu Davi interrompê-la com um 'psiu'. Em resposta, Davi disse: 'Eu faço o que quiser. A boca é minha, e eu também estou falando'. 'Psiu' é uma interjeição comum que significa um pedido de silêncio. No entanto, em algumas regiões da Bahia, 'psiu' significa 'presta atenção' ou 'vem cá'.

Davi também gerou polêmica ao falar em um momento de raiva: 'Eu sou homem, seu put*! Eu sou homem nessa desgraça. Não sou veado! Meu pai me fez foi homem!'. Daí explodiu a discussão sobre homofobia. Yuri Silva, Diretor de Combate e Superação do Racismo do Ministério de Igualdade Racial, condenou o uso do termo, dizendo que é homofóbico independentemente de sua conotação em certos dialetos regionais.

Ademais, Fernanda foi acusada de machismo depois de dizer que o corpo de Alane estava 'meio molinho'. Nas redes sociais, algumas pessoas brincaram que 'molinho' é uma gíria usada em Niterói, cidade natal de Fernanda.

De toda essa polêmica, uma coisa é certa - as gírias e expressões regionais estão sendo analisadas de perto no BBB 24, e os espectadores estão de olho em cada palavra que sai da boca dos participantes.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.