MUNDO POLÍTICA

Pesquisa indica: condenação Criminal de Trump não deve afetar eleições

Pesquisa feita pela YouGov sugere que a condenação de Donald Trump não deve ter grande impacto na eleição presidencial dos EUA em novembro.

Análise realizada pela YouGov nesta sexta-feira (31 de maio de 2024) aponta que a condenação criminal de Donald Trump não deve influenciar significativamente o resultado da eleição presidencial norte-americana, agendada para 5 de novembro.

De acordo com a pesquisa, 39% dos americanos afirmam que a condenação não vai alterar seu voto. Outros 26% sugerem que isso torna mais provável sua opção por Trump, enquanto 27% declaram que agora estão menos propensos a escolher o candidato republicano. Tecnicamente, esses números indicam que os democratas continuarão apoiando o atual presidente, Joe Biden, enquanto os republicanos buscarão trazer Trump de volta à Casa Branca.

O estudo foi realizado online com 2.657 participantes americanos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, podendo variar para mais ou para menos.

A pesquisa também concluiu que a lealdade dos eleitores republicanos a Donald Trump continua firme, mesmo com a condenação. Mesmo sendo o primeiro ex-presidente a sofrer condenação criminal na história do país, a tendência é que o provável candidato do partido republicano à presidência receba ainda mais apoio de seu partido.

No caso dos democratas, 44% afirmam estar menos dispostos a votar em Trump; 44% não acreditam que a condenação mude algo, e 9% demonstraram mais inclinação a escolher o republicano. Já entre aqueles que se autodenominam independentes — o grupo que pode decidir o resultado da eleição —, 27% se disseram menos propensos a votar em Trump, enquanto 21% disseram estar mais inclinados a fazê-lo, configurando uma diferença de 6 pontos percentuais contra o ex-presidente.

A condenação criminal de Trump na quinta-feira (30 de maio) não o impede de concorrer nas eleições nos EUA, uma vez que o país não tem leis que impossibilitem o ex-presidente condenado de concorrer, mesmo que esteja preso. A sentença de Trump será divulgada em 11 de julho.

A lei americana estabelece que os candidatos devem preencher apenas três requisitos para serem considerados elegíveis à disputa.

O primeiro julgamento criminal contra o ex-presidente dos Estados Unidos começou em 15 de abril. Trump foi indiciado em 30 de março de 2023 pelo promotor do distrito de Manhattan, Alvin Bragg. O ex-presidente foi acusado de 34 infrações por "falsificação de registros comerciais em primeiro grau" relacionadas à sua empresa, a Trump Organization. Leia a íntegra (PDF, em inglês – 121 kB).

Cohen admite ter roubado da Trump Organization US$ 30.000 de um pagamento de US$ 50.000 que deveria ser feito a uma empresa de tecnologia.

Deixe um Comentário!

Para comentar, faça Login, clicando aqui.