No dia 17 de julho de 2024, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expressou em sua conta no X (antigo Twitter) sua determinação em garantir que ninguém seja preso apenas por usar ou possuir maconha. Biden afirmou que é momento de 'corrigir estes erros históricos'.
Muitos Estados americanos já autorizaram o uso de maconha para fins recreativos e medicinais. As limitações para a quantidade em posse variam de acordo com cada legislação, assim como as regras para o cultivo caseiro.
No dia 16 de maio de 2024, o Departamento de Justiça dos EUA propôs considerar a cannabis como uma droga de risco menor e permitir seu uso médico em todo o território nacional. A sugestão havia sido inicialmente feita pela administração Biden em abril.
O projeto sugere reclassificar a cannabis da lista 1 para a 3 da Lei de Substâncias Controladas. Nos EUA, os critérios para o uso de drogas, sejam elas legais ou ilegais, são divididos em cinco níveis. Atualmente, a cannabis é considerada uma droga de alto potencial para abuso.
Biden já havia se manifestado anteriormente sobre a questão da cannabis. Em maio, por meio de um vídeo publicado no X, ele compartilhou que a nova medida beneficiará milhares de americanos. 'Muitas vidas foram destruídas por causa da abordagem falha em relação à maconha. Estou comprometido a corrigir esses erros', afirmou.
Deixe um Comentário!