Trinta e três pessoas foram presas na Bahia e duas no Ceará, na manhã desta terça-feira (4), em uma ação contra o tráfico de drogas. Batizada de Operação Freedom, a ofensiva busca desarticular o núcleo armado e financeiro da facção Comando Vermelho na Bahia.
A investida ocorre seis dias após a megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, contra o mesmo grupo. Na ocasião, quatro policiais e 117 suspeitos morreram.
Ao longo do dia, 90 mandados judiciais são cumpridos por policiais civis, federais e militares em bairros e no sistema prisional de Salvador, em cidades da Região Metropolitana e no interior da Bahia, além do estado do Ceará.
Entre os presos está um baiano apontado como chefe da facção em Salvador. A companheira dele, responsável pelo controle financeiro do grupo, também foi presa.
Os dois suspeitos ainda não tiveram os nomes confirmados, mas, segundo a polícia, foram encontrados escondidos na cidade de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará.
Além das prisões e das buscas, a Justiça determinou o bloqueio de 51 contas bancárias de alvos da investigação.
De acordo com a Polícia Civil, os investigados são suspeitos de homicídios e de promover a expansão do tráfico de drogas em Salvador e outras cidades. Com o cumprimento dos mandados, há expectativa de elucidação de pelo menos 30 assassinatos na capital baiana.
Polícia Civil comanda operação contra organização criminosa na Bahia — Foto: Polícia Civil
