André Ventura, deputado português e líder do partido de extrema direita Chega, tentou atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas redes, mas acabou humilhado por usuários brasileiros.

Apelidado de "Bolsonaro português", Ventura publicou no X (antigo Twitter) uma foto de Lula com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, tirada durante a COP30 em Belém (PA), e insinuou roubo ao escrever: "Será que o Primeiro-Ministro ficou com a carteira???".
A investida teve efeito contrário: brasileiros tomaram os comentários com respostas duras, muitas lembrando que Portugal roubou ouro e outros recursos do Brasil por séculos no período colonial.
"Imagina roubar tanto ouro pra no final não conseguir fazer sinapse", escreveu um internauta. "O cara qdo é insignificante e da 3a divisão da Europa tem q se crescer em cima do maior estadista vivo mesmo, não tem jeito. Um dia, qdo vc for alguém e tiver alguma relevância, tb farão isso com vc", publicou outro.
A foto foi registrada na COP30, em Belém (PA), onde Lula se encontrou com Luís Montenegro; nas redes, brasileiros afirmaram apoio ao presidente e rejeitaram a provocação.

