O pavilhão dos países na Zona Azul da COP30, onde houve um princípio de incêndio, nesta quinta-feira (20), foi montado pelo governo federal do Brasil sob orientação das Nações Unidas (ONU) e estava sendo administrado pelo organismo internacional desde o início da conferência. Após o incidente, que obrigou a evacuação, a ONU enviou um comunicado dizendo que, a partir daquele momento, o local voltava a estar sob autoridade do país-sede do evento.
"O chefe dos bombeiros do país anfitrião ordenou a evacuação de todo o local. Observe que o local agora está sob a jurisdição do país anfitrião e não é mais considerado uma Zona Azul", escreveu a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês), responsável pela conferência.
O comunicado da ONU foi mal recebido por paraenses nas redes sociais, onde muitos comentaram o fato criticando a postura do organismo internacional.
Embora a ONU leve para os países-sede da COP uma equipe própria de segurança, funcionários contratados pelo governo local também trabalham no evento, incluindo o Corpo de Bombeiros, que foi quem ordenou a evacuação da Zona Azul.
Ainda não se sabe exatamente o que causou o incêndio. A principal suspeita é que houve um curto-circuito na rede elétrica, mas as autoridades locais agora investigam qual foi a causa exata.
O incidente impactou diretamente no andamento das negociações, já que a Presidência da COP30 buscava chegar a um consenso para o texto final sobre temas importantes da conferência, como o "mapa do caminho" para o afastamento dos combustíveis fósseis. A negociação estava andando, mas há divergências que a Presidência da COP buscava sanar para chegar a um final dentro da programação, já que a conferência está oficialmente programada para terminar nesta sexta (21).
Segundo a última informação enviada pela UNFCCC, os trabalhos oficiais da conferência estarão paralisados até 20h desta quinta-feira.
"Como medida de precaução, o Governo Brasileiro e a UNFCCC decidiram, conjuntamente, fechar temporariamente a Zona Azul enquanto o Corpo de Bombeiros realiza uma avaliação completa de segurança. Solicita-se aos delegados que aguardem uma nova comunicação oficial, que será divulgada às 20h desta noite, após a conclusão da avaliação e a plena garantia de segurança no local", atualizou a UNFCCC por volta das 17h30, ressaltando que a zona verde, espaço extraoficial da conferência onde estão tendas de empresas e diversos representantes da sociedade civil, continua funcionando normalmente.

