Noite das Fogueiras tem caos no Reino Unido: policiais atacados e incêndios
Notícias
📅 06/11/2025

Noite das Fogueiras tem caos no Reino Unido: policiais atacados e incêndios

Vídeos mostram viaturas atingidas por fogos, edifícios em chamas e adolescentes detidos em várias cidades, em uma das noites mais turbulentas dos últimos anos.

Carregando anúncio...
Compartilhar:
Ronny Teles

Ronny Teles

Combatente pela democracia

A Noite das Fogueiras, celebrada em 5 de novembro no Reino Unido, terminou com cenas de violência e incêndios em várias cidades. Em meio aos fogos, policiais foram atacados, veículos atingidos e prédios pegaram fogo, levando as forças de segurança a emitir ordens de dispersão ao longo da noite.

Vídeos nas redes sociais mostram o pânico. Em Birmingham, uma viatura da Polícia de West Midlands foi atingida por fogos, com faíscas ricocheteando no capô enquanto o motorista dava ré para escapar. Em outro registro, vândalos mascarados disparam sinalizadores contra carros, pedestres e policiais. Quatro adolescentes foram presos sob suspeita de "desordem violenta", e a polícia impôs uma ordem da Seção 60, permitindo revistas sem justificativa razoável até a manhã seguinte.

Noite das Fogueiras termina em caos no Reino Unido, com ataques a policiais e incêndios

Em Liverpool, uma varanda no terceiro andar de um prédio pegou fogo após ser atingida por artefatos pirotécnicos, segundo a Polícia de Merseyside. Quando bombeiros e policiais chegaram, foram recebidos com novos ataques. Uma policial ficou ferida na perna, e um adolescente de 14 anos foi detido sob suspeita de incêndio criminoso com risco à vida. As equipes conseguiram controlar o incêndio.

Na Grande Manchester, houve relatos de incidentes em Bolton, onde grupos de jovens lançavam fogos na direção de carros e ônibus. Uma mulher disse nas redes sociais que um disparo quase atingiu seu bebê. Autoridades emitiram ordens de dispersão em Halliwell diante do avanço do vandalismo. Em Scarborough, no condado de North Yorkshire, duas crianças ficaram gravemente feridas após fogos explodirem em suas mãos e rostos.

Para o inspetor-chefe Kevin Chatterton, da Polícia de Merseyside, a violência registrada em Huyton ultrapassou qualquer limite aceitável. "Não toleraremos esse tipo de comportamento vergonhoso, principalmente quando envolve funcionários dos serviços de emergência sendo alvejados dessa maneira", afirmou. Ele destacou que "foi pura sorte que ninguém tenha ficado gravemente ferido" e que os agentes trabalharam para conversar com jovens e pais na tentativa de conter os distúrbios.

A Noite das Fogueiras, ou Bonfire Night — também chamada de Noite de Guy Fawkes — lembra a frustração da Conspiração da Pólvora de 1605, quando um grupo tentou explodir o Parlamento britânico. Fogueiras em praças e parques, queima simbólica de um boneco de Guy Fawkes e shows de fogos fazem parte da tradição, que tem enfrentado crescentes preocupações com segurança e uso irregular de artefatos pirotécnicos.

5visualizações
Compartilhar:
Carregando anúncio...

Publicado em 6 de novembro de 2025 às 11:53

Notícias Relacionadas

Nenhuma notícia encontrada.