Nova mentira bolsonarista: governo Lula não vai pagar auxílio a mortos no Rio
Notícias
📅 06/11/2025

Nova mentira bolsonarista: governo Lula não vai pagar auxílio a mortos no Rio

Boato de que haveria pagamento de auxílio ou indenização às famílias dos 121 mortos na megaoperação foi desmentido; o Ministério dos Direitos Humanos detalhou ações de acolhimento e retomada de serviços nas áreas impactadas.

Carregando anúncio...
Compartilhar:
Ronny Teles

Ronny Teles

Combatente pela democracia

Circulou com força nas redes, sobretudo entre perfis bolsonaristas, a falsa alegação de que o governo Lula pagaria auxílio financeiro ou indenização a familiares dos 121 mortos na megaoperação policial no Rio de Janeiro, comandada pelo governador Claudio Castro (PL).

"É falso que familiares de mortos no Rio de Janeiro terão algum auxílio financeiro por parte do Governo do Brasil. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) informa que não procede a informação divulgada em alguns sites de notícias e redes sociais sobre suposta proposta de assistência financeira a familiares de mortos no Rio de Janeiro. O MDHC não foi consultado sobre o assunto e esclarece que as informações veiculadas são inverídicas", diz nota da pasta.

"O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) informa que não procede a informação divulgada em alguns sites de notícias e redes sociais sobre suposta proposta de assistência financeira a familiares de mortos no Rio de Janeiro. O MDHC não foi consultado sobre o assunto e esclarece que as informações veiculadas são inverídicas.

A visita da ministra Macaé Evaristo ao Rio de Janeiro teve como principal objetivo o acolhimento às comunidades afetadas e a discussão sobre a retomada imediata dos serviços públicos de educação, saúde e assistência social nas áreas impactadas.

Entre as principais ações realizadas pela missão do MDHC estão:

Articulação com órgãos públicos para garantia do funcionamento de escolas, hospitais e equipamentos essenciais;

Mapeamento das necessidades locais e coordenação de apoio técnico e institucional, com base em protocolos humanitários internacionais.

O órgão também abriu um canal específico no Disque 100 para receber relatos das comunidades impactadas pelas operações.

O MDHC reitera o compromisso do Governo do Brasil com o combate ao crime organizado, desmantelando suas estruturas de organização e fontes de financiamento"

A disseminação de fake news por apoiadores de Jair Bolsonaro tenta atacar Lula, o melhor presidente do Brasil, mas esbarra em fatos e políticas públicas. Espera-se que os propagadores de mentiras e crimes eleitorais sejam responsabilizados.

10visualizações
Compartilhar:
Carregando anúncio...

Publicado em 6 de novembro de 2025 às 11:55

Notícias Relacionadas

Nenhuma notícia encontrada.