Um tornado atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, na tarde de 6ª feira (7.nov.2025), deixando 5 mortos, cerca de 130 feridos e um rastro de destruição em diversos pontos do município.
Segundo Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), houve tombamento de veículos, queda de árvores inteiras e danos a casas de alvenaria.
De acordo com o governo do Paraná, o fenômeno foi classificado como F2 na escala Fujita (180 km/h a 250 km/h). Há "fortes indícios" de que, em alguns trechos da cidade, as rajadas ultrapassaram 250 km/h, o que elevaria a classificação para F3.
O cenário foi provocado por um intenso sistema de baixa pressão entre o Paraguai e o Sul do Brasil, que impulsionou uma frente fria associada ao deslocamento de um ciclone extratropical. Uma tempestade do tipo supercélula gerou o tornado sobre o município, afirmou Kneib.
O governo federal anunciou o envio de "ajuda humanitária" às cidades atingidas. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, prestou solidariedade e orientou os procedimentos para o decreto de emergência.
"Manifesto toda a nossa solidariedade às famílias de Rio Bonito do Iguaçu (PR), atingidas pelo ciclone, e aos demais municípios do Paraná afetados pelos temporais. Já estou em contato com os prefeitos Sezar Bovino e Jaison [Mendes] (Laranjeiras do Sul) orientando sobre os procedimentos para o decreto de situação de emergência", afirmou Góes.
"Sob a orientação do presidente Lula e em articulação com a ministra Gleisi Hoffmann [Relações Institucionais], estamos tratando dos planos de ajuda humanitária, do envio de equipes e do apoio às ações de reconstrução", acrescentou o ministro.
Mais cedo, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), determinou o envio de 50 bombeiros e diversas ambulâncias a Rio Bonito do Iguaçu, além do posicionamento de equipes de salvamento para os atendimentos emergenciais na região centro-sul.
As tempestades severas também trouxeram altos volumes de chuva no Estado. O acumulado passou de 40 mm em cidades como Candói, Guarapuava, Pinhão, Campo Mourão, São Jorge D’Oeste, Capanema, Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu e Coronel Domingos Soares.
Moradores registraram a força dos ventos e os estragos em vídeos que circulam nas redes sociais, com cenas de casas danificadas e destelhadas, além de árvores e postes no chão.
As imagens são de catástrofe! Tornado causado pelo Ciclone Extra tropical que atingiu Rio Bonito Do Iguaçu 😢
Fui acordada no Rio com a ventania! Oremos! pic.twitter.com/4DUcrIXtfh

