Tornado no PR: governo Lula envia ajuda e prepara reconstrução
Notícias
📅 08/11/2025

Tornado no PR: governo Lula envia ajuda e prepara reconstrução

Waldez Góes anunciou envio de ajuda humanitária e contato com prefeitos; 5 morreram e cerca de 130 ficaram feridos em Rio Bonito do Iguaçu.

Carregando anúncio...
Compartilhar:
Ronny Teles

Ronny Teles

Combatente pela democracia

Na 6ª feira (7.nov.2025), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou o envio de ajuda humanitária do governo federal às cidades do Paraná atingidas por um tornado e por temporais.

"Manifesto toda a nossa solidariedade às famílias de Rio Bonito do Iguaçu (PR), atingidas pelo ciclone, e aos demais municípios do Paraná afetados pelos temporais. Já estou em contato com os prefeitos Sezar Bovino e Jaison [Mendes] (Laranjeiras do Sul) orientando sobre os procedimentos para o decreto de situação de emergência", afirmou Góes na plataforma X.

"Sob a orientação do presidente Lula e em articulação com a ministra Gleisi Hoffmann [Relações Institucionais], estamos tratando dos planos de ajuda humanitária, do envio de equipes e do apoio às ações de reconstrução", acrescentou o ministro.

O tornado registrado em Rio Bonito do Iguaçu deixou 5 mortos e cerca de 130 feridos, além de um rastro de destruição.

De acordo com Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), houve tombamentos de veículos, quedas de árvores inteiras e danos a casas de alvenaria.

Além do apoio federal, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou o envio de 50 bombeiros e diversas ambulâncias para Rio Bonito do Iguaçu e posicionou equipes de salvamento para atendimentos emergenciais na cidade e nas proximidades.

Segundo o governo do Estado do Paraná, dentro da escala Fujita, o tornado foi classificado como F2, o que indica ventos de 180 km/h a 250 km/h.

Porém há "fortes indícios" de que, em alguns pontos, os ventos ultrapassaram 250 km/h, o que mudaria a classificação para F3.

Um intenso sistema de baixa pressão atmosférica formado entre o Paraguai e o Sul do país impulsionou ao longo da tarde e da noite de 6ª feira (7.nov) o deslocamento de uma frente fria, associada ao deslocamento de um ciclone extratropical do continente para o oceano.

Com essa combinação de sistemas, foram registrados vários temporais severos sobre as regiões oeste, sudoeste e centro-sul do Estado.

"Uma dessas tempestades, classificadas como supercélula, gerou um tornado sobre o município de Rio Bonito do Iguaçu, causando danos bastante severos sobre a cidade", afirmou Kneib.

O volume de chuvas passou dos 40 mm em Candói, Guarapuava, Pinhão, Campo Mourão, São Jorge D’Oeste, Capanema, Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu e Coronel Domingos Soares.

De acordo com o ministro, há articulação com os prefeitos Sezar Bovino e Jaison [Mendes] (Laranjeiras do Sul) para os procedimentos do decreto de emergência e para acelerar o início da reconstrução.

As medidas seguem a orientação do presidente Lula e incluem o envio de equipes e apoio às ações de reconstrução nas áreas mais atingidas.

9visualizações
Compartilhar:
Carregando anúncio...

Publicado em 8 de novembro de 2025 às 13:17

Notícias Relacionadas

Nenhuma notícia encontrada.