O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a COP30 nas redes sociais e afirmou: "Eles destruíram a Floresta Amazônica no Brasil para construir uma estrada de quatro pistas para os ambientalistas passarem. Se tornou um grande escândalo!".
Na mesma publicação, Trump compartilhou um vídeo com a entrada ao vivo de um repórter da Fox News em Belém. No registro, o jornalista ironiza a cúpula e diz: "o Brasil desmatou a Amazônia só para que as pessoas pudessem chegar a Belém e eles (brasileiros) pudessem dizer que estão cuidando da Amazônia".
Apurações indicam que a estrada mencionada se refere ao projeto da Avenida Liberdade, que ainda não foi inaugurada. O projeto foi concebido antes da COP30 e não integra o pacote de investimentos da cúpula.
De acordo com informações oficiais, a Avenida Liberdade passou por todas as etapas de licenciamento ambiental.
Nos Estados Unidos, Trump tem reduzido investimentos voltados ao clima e conduz a retirada do país do Acordo de Paris, processo previsto para ser concluído em janeiro de 2026. As críticas à COP30 ocorrem em meio à reaproximação entre os governos brasileiro e americano após o encontro entre Lula e Trump na Malásia, em outubro.

