Projeto de Flávio acende alerta sobre soberania
Notícias

Projeto de Flávio acende alerta sobre soberania

José Reinaldo Carvalho avalia que a reeleição de Lula é essencial para preservar a autonomia do Brasil diante da proposta de alinhamento de Flávio Bolsonaro aos Estados Unidos.

Carregando anúncio...
Compartilhar:
Ronny Teles

Ronny Teles

Combatente pela democracia

José Reinaldo Carvalho defende que a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma questão central para a soberania nacional. Na avaliação do autor, Lula representa a continuidade de uma política externa independente e voltada aos interesses do Brasil.

O texto afirma que uma eventual vitória de Flávio Bolsonaro, candidato do PL, em 25 de outubro poderia aproximar o país de uma relação de dependência em relação aos Estados Unidos. A principal preocupação seria a disposição do senador de colocar sua equipe de transição em contato direto com Washington.

Em carta enviada ao secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, Flávio Bolsonaro tratou de negociações para um acordo bilateral de comércio e investimentos. No documento, afirmou estar pronto para colocar sua equipe "imediatamente à sua disposição".

Para o autor, uma transição presidencial deve responder ao povo brasileiro e às instituições do país. Por isso, a oferta feita por Flávio seria incompatível com a autonomia necessária à condução dos interesses nacionais.

O artigo também recorda uma audiência realizada no Senado dos Estados Unidos, em 2 de junho. Na ocasião, Rubio teria apresentado o Brasil como uma exceção incômoda no continente e separado governos entre "amigos" e "hostis" aos interesses norte-americanos.

Na interpretação apresentada, essa postura transforma a autodeterminação dos países latino-americanos em um "problema" a ser enfrentado. O processo eleitoral brasileiro, portanto, seria acompanhado por Washington com interesse em uma possível mudança na política externa do país.

Outro ponto de preocupação é a promessa de Flávio Bolsonaro de aderir ao chamado Escudo das Américas, coalizão liderada por Donald Trump. O senador também declarou que pretende propor mudanças legais para classificar organizações criminosas brasileiras como grupos "terroristas internacionais".

O combate às facções criminosas é um dever do Estado, mas o texto sustenta que isso deve ser feito com inteligência, bloqueio de recursos financeiros, controle de armas e cooperação técnica. A segurança nacional, segundo essa visão, não pode ficar submetida a decisões tomadas por outro país.

O Itamaraty já alertou para o risco de que a classificação de facções como organizações terroristas seja usada por Washington como justificativa para intervenções. Embora uma decisão unilateral dos Estados Unidos não autorize a violação de outros territórios, o autor considera perigosa a criação de uma narrativa favorável a ações militares.

Como exemplo, o artigo cita o anúncio de operações conjuntas entre Estados Unidos e Equador, feito em março sob o argumento de combater o "terrorismo". Em setembro, a chancelaria equatoriana confirmou a entrada do país no Escudo das Américas, com integração de inteligência e capacidade operacional.

O Paraguai também firmou um acordo que, segundo o texto, amplia fortemente a presença militar norte-americana no país. A medida é apresentada como mais um sinal do avanço estratégico dos Estados Unidos na América do Sul.

No Peru, o comandante do Comando Sul dos EUA, general Francis L. Donovan, visitou recentemente a cidade de Iquitos, na região amazônica. Ele se reuniu com autoridades militares para discutir operações contra grupos classificados como narcoterroristas e a possível participação peruana no Escudo das Américas.

Na Argentina, o governo anunciou em junho acordos com Washington que incluem apoio logístico, reabastecimento durante operações militares e acesso a tecnologias de defesa dos Estados Unidos.

Na Colômbia, a cooperação militar avançou para operações conjuntas ligadas ao Escudo das Américas. O modelo prevê maior integração de inteligência e logística nas regiões de fronteira.

Para José Reinaldo Carvalho, esses acordos formam uma rede que amplia a influência do Pentágono sobre estruturas estratégicas da América Latina. O resultado seria uma militarização crescente do continente sob liderança norte-americana.

O Brasil ocupa uma posição decisiva nesse cenário por causa do tamanho de sua economia, de seu território e de suas fronteiras. Uma adesão brasileira a uma coalizão comandada por Washington poderia enfraquecer não apenas a autonomia nacional, mas também a independência dos países vizinhos.

O artigo compara a ideia de "proteção continental" a uma versão atualizada da Doutrina Monroe, que tratava a América Latina como "quintal" dos Estados Unidos. Nessa leitura, uma "cooperação" que transfira decisões estratégicas para fora do país se transforma em dependência.

Em sentido contrário, o governo Lula é apresentado como defensor de uma política externa soberana. Essa orientação segue os princípios do artigo 4º da Constituição de 1988, como independência nacional, autodeterminação dos povos, não intervenção, igualdade entre os Estados e solução pacífica dos conflitos.

A atuação de Lula no multilateralismo, no Sul Global e no fortalecimento do BRICS também é destacada. Durante a presidência brasileira do bloco em 2025, o país colocou a cooperação soberana e o desenvolvimento entre suas prioridades.

Na conclusão, o autor sustenta que a continuidade do governo Lula permitiria ao Brasil manter relações com diferentes países sem aceitar ordens externas. A eleição é apresentada como uma escolha entre a liderança soberana de Lula e um projeto bolsonarista de alinhamento aos Estados Unidos.

0visualizações
Compartilhar:
Carregando anúncio...

Publicado em